CUFA REALIZA NA ÁFRICA 1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS FAVELAS

você está em:
CUFA REALIZA NA ÁFRICA 1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS FAVELAS
No último sábado (18), a Central Única das Favelas esteve na República Centro-Africana, que recebeu o encontro no continente africano. Lideranças locais se reuniram com representantes brasileiros para trocar experiências e desenvolver temas para o G20, que acontece em novembro, no Rio de Janeiro.

A Central Única das Favelas (Cufa) realizou no último sábado (18) a 1ª Conferência Internacional das Favelas (CIF20) na África, onde debateu temas como a desigualdade, inovação, empreendedorismo e diversidade.

O evento faz parte do Fórum Mundial das Favelas, que tem como objetivo reunir moradores de periferias de todo o mundo para elaborar propostas e debates para o G20 Social, um dos braços do encontro das 20 maiores economias do planeta, que esse ano acontece em novembro no Rio de Janeiro.

No último sábado, a reunião aconteceu em Bangui, capital da República Centro-Africana, um dos três países africanos que vão receber uma das etapas do Fórum Mundial das Favelas.

Organizado pela Cufa, o projeto teve início no dia 29 de abril, com um encontro no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em seguida o fórum começou seu ‘tour’ internacional. Luxemburgo, Suécia, Bélgica e Inglaterra, na Europa, Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão, na Asia, também sediaram etapas do projeto.

Após o evento na República Centro-Africana, o grupo liderado pela Cufa segue para República Democrática do Congo, onde voltam a se reunir na próxima segunda-feira (20). Essa primeira etapa do projeto se encerra no dia 22, em Moçambique. Ao todo, o Fórum Mundial das Favelas pretende visitar mais de 40 países.

Encontro na África

 

O produtor cultural carioca e fundador da Cufa, Celso Athayde, é um dos líderes do Fórum Mundial das Favelas e esteve em Banguí no último sábado. No local, ele falou sobre a importância de ouvir os moradores periféricos africanos.

“Hoje estivemos também na República Centro-Africana, junto ao nosso time da Cufa para entender as demandas que eles pautam, para levarmos ao G20.Vamos juntos que ainda temos muito mais para ouvir, aprender e integrar”, escreveu Athayde em suas redes sociais.

Athayde celebrou a presença da Cufa no país e a oportunidade de trocar experiências com os moradores da República Centro-Africana.

“Uma conferência que trouxe muita energia, não poderia acabar de forma diferente! Foram muitas trocas e muitas propostas que irão trazer ainda mais relevância para nossas pautas que serão agregadas ao G20 Social”, disse.

“Foi incrível, compartilhar de ideias, competências, experiências e aprendizado! Uma certeza de que nossa missão em trazer a importância da transformação, irá ter grandes frutos”, completou o produtor cultural.

Fonte: G1

Gostou? Compartilhe

CUFA REALIZA NA ÁFRICA 1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS FAVELAS

Mais Notícias

Duas escritoras vencem 1º Prêmio Literário para Autores Independentes na Expo Favela Innovation MT 2024,
Eles foram selecionados entre 60 expositores que participaram da edição estadual da feira realizada na
A feira é o maior evento de empreendedorismo do mundo entre favelas, com entrada gratuita
As inscrições são até o dia 4 de junho e os vencedores serão anunciados durante
plugins premium WordPress
Rolar para cima